Foto: Divulgação (Aliel Freitas Corrêa/Emater)
Participantes fizeram passeio de trator em um dos trechos
Um projeto piloto que teve as primeiras linhas elaboradas no Congresso Brasileiro de Turismo Rural, em 2017, teve sua primeira edição na manhã de sábado, em Itaara. A Caminhada Rural Philippson reuniu 70 participantes. O nome faz alusão à Fazenda Philippson, a 1ª Colônia judaica formada no Brasil, que fica em Itaara. A organização foi da Emater, do Curso de Gestão de Turismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da prefeitura de Itaara.
Olimpíadas Rurais reúnem agricultores em Toropi
O percurso de 12 km começou no Santuário Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade Encruzilhada do Pinhal e foi encerrado na Comunidade São Luiz, no Km 29, onde foi oferecido almoço com os produtos locais. Também foi montada uma feira de produtos orgânicos e artesanais da comunidade. Durante o trajeto por estradas de chão e propriedades rurais, foram feitas quatro paradas: na Comunidade Santo Expedito, na Estação do Pinhal; na Comunidade São Geraldo, no Km 23; na Vinícola Gabardo, no Km 29 e na Coudelaria da Brigada Militar, na Fazenda Phillipson, onde ficam os cavalos da Raça Brasileiro de Hipismo (BH), e onde são feitos treinamentos de policiais que fazem a segurança nos estádios de futebol.
Alunos de Cruz Alta vão expor seus trabalhos em Feira do Conhecimento
De acordo com o chefe da Emater de Itaara, Aliel Freitas Corrêa, não há previsão para a próxima edição, mas a ideia é que o evento ocorra duas vezes por ano.